Gestão de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) define como gestão integrada de resíduos sólidos o conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável. 

Apresentamos aqui as maiores contribuições da implementação adequada da Gestão de Resíduos Sólidos (GRS) para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODSs) estabelecidos pela ONU.

Contribuições

ODS1 / Meta1.4: Garantir que todos os homens e mulheres, em particular os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais a recursos econômicos e serviços financeiros,
incluindo microfinanças

ODS 8: Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego e trabalho decente para todos

Nos países em desenvolvimento, os serviços de GRS são frequentemente fornecidos por indivíduos, pequenas e microempresas. Quaisquer medidas aplicadas para apoiá-los irão melhorar os meios de subsistência e contribuir diretamente para os ODSs 1 e 8. Reutilização e reciclagem têm, por exemplo, um potencial significativo de geração de empregos. A GRS deve também ter por objetivo o desperdício global de alimentos per capita nos níveis de varejo e consumidor e reduzir as perdas de alimentos na cadeia de abastecimento.

Contribuições

ODS 3 / Meta 3.2 Acabar com as mortes evitáveis de crianças menores de 5 anos
ODS 3 / Meta 3.3: Acabar com a malária e combater as doenças transmitidas pela água
ODS 3 / Meta 3.9 Reduzir doenças de produtos químicos perigosos e poluição do ar, água e solo e contaminação.

ODS 11 / Meta 11.1 Garantir o acesso de todos a serviços básicos adequados, seguros e acessíveis; melhorando favelas.

Os resíduos não coletados são frequentemente despejados em cursos de água ou queimados ao ar livre, causando poluição e contaminação diretamente. Os resíduos também obstruem os esgotos, o que agrava as enchentes, mantendo a água estagnada e contribuindo para doenças transmitidas pela água e malária. As crianças estão entre as mais vulneráveis, por isso são as mais afetadas.

Contribuições

ODS 6 / Meta 6.3 Melhorar a qualidade da água reduzindo a poluição, eliminando o despejo e minimizando a liberação de materiais perigosos.

ODS 12 / Meta 12.4 Gestão ambientalmente correta de produtos químicos e todos os resíduos, a fim de minimizar seus impactos adversos na saúde humana e no meio ambiente.

ODS 15 / Meta 15.1 Garantir a conservação dos ecossistemas de água doce terrestres e interiores e seus serviços.

Eliminar o despejo descontrolado e a queima a céu aberto, como o primeiro passo para alcançar práticas de GRS ambientalmente corretas. Objetivar uma gestão ambientalmente saudável de todos os resíduos, particularmente resíduos perigosos (resíduos químicos ou biológicos perigosos).

Contribuições

ODS 7 / Meta 7.2 Aumentar a participação da energia renovável na matriz energética global

As tecnologias GRS podem derivar energia renovável de resíduos (orgânicos).

Contribuições

ODS 13: Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos

Práticas de GRS adequadas podem evitar a emissão de grandes quantidades de gases de efeito estufa. 

Contribuições

ODS14 / Meta 14.1 Prevenir a poluição marinha de todos os tipos, em particular de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos

 Estender a coleta de lixo a todos e eliminar o despejo descontrolado evitará que os resíduos (especialmente os plásticos) acabem nos oceanos.

Referências

[1] Rodic-Wiersma, L., andD.Wilson. 2017. Resolving Governance Issues to Achieve Priority Sustainable Development Goals Related to Solid Waste Management in Developing Countries. Sustainability, https://www.mdpi.com/2071-1050/9/3/404/htm. Acesso em 1 de Julho de 2021.